sábado, 17 de novembro de 2007

XIII ENCONTRO DE CULTURA POPULAR - PALÁCIO DA CULTURA

Às 9:00 horas desta sexta - feira, 16 de novembro, o Palácio da Cultura de Natal encheu - se de personalidades do mudo artístico, cultural, literário, folclório, musical, para a abertura oficial do XIII Encontro de Cultura Popular. Uma explosão de arte, entretenimento e a presença simpática e inteligente de SÉRGIO MAMBERTTI, Secretário de Diversidade Cultural do Ministério de Cultura e Assessor Direto do Ministro Gilberto Gil, recebido com a costumeira fidalguia do Presidente da Fundação José Augusto: Crispiniano Neto. O ENCONTRO teve uma abertura magnânima, com o conjunto SONOROSINHO, composto pelo professor: Alexandre Moreira e alunos do Instituto de Música Valdemar de Almeida da Fundação José Augusto: Banício Almeida, Manuel Campos, Luiz Américo, Marcelo Medeiros, Cesar Medeiros, David Silva que executaram o lindo chorinho: "Pedacinho Do Céu", e outras pérolas musicais, no gênero. A composição da mesa, pelo Presidente da FJA, contou com as seguintes presenças, além dele: Sérgio Mambertti, Deputados: Fernando Mineiro e Fátima Bezerra e o poeta Pedro sierra.Muitas entidades culturais e Litérárias presentes: Zelma Bezerra - presidente da Academia Feminina de Letras do RN e as imortais: Lúcia Helena Pereira e Gilda Avelino; representando a Academia Apodiense de Letras - a imortal Vilmaci Viana e o imortal Genildo Souza - Diretor da Casa da Cultura de Apodi; a Diretora Regional da Secretaria de Educação de São Paulo do Potengi: Maria Nini de Araújo Souto; representando a SPVA (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins): Jânia Souza, Auricéia Antunes,Pedro Grilo. Dr. João Galvão; presença do literata, imortal e artista plástico Iapery Araújo; Sônia Santos (pelo Teatro de Cultura Popular - FJA) e muitos outros nomes de expressão. Abrindo o evento, o presidente da FJA - Crispiniano Neto - fez abordagem da importância do XIII Encontro de Cultura Popular do RN, enfatizando a importância dos projetos tramitando na Fundação e que têm o seu olhar de interesse e total compreensão, muitos dos quais, já foram gloriosamente homologados. Com a simpatia, dinamismo, inteligência e preparo que possui, o referido Presidente prestigiou a todos, referindo - se às entidades presentes, inclusive, seu interesse em colaborar com o MEMORIAL DA MULHER POTIGUAR (criado por Zelma Bezerra) e assuntos tão diversificados quanto o tema do dia, seguido da brilhante explanação do SECRETÁRIO Sérgio Mambertti que foi muito feliz ao falar sobre a Diversidade Cultural - assunto envolvente e de eloqüente discussão, pelo artista e secretário, prendendo a atenção dos presentes. A abertura oficial desse ENCONTRO encerrou - se, em sua primeira fase, antes da saída das personalidades citadas, rumo a GOIANINHA, com a apresentação dos repentistas Concris e Caju (um pernambucano e o outro norte - rio - grandense) dando um banho de cultura, sob o aplauso de todos. Uma manhã com brilho, luz e esperanças para a arte, a literatura e a cultura potiguar.

O ator Sérgio Mambertti com o presidente da Fundação José Augusto Crispiniano Neto, na palestra de abertura do XIII Encontro de Cultura Popular realizado na Pinacoteca do Estado em Natal.
Grupo de Chorinho Sonorozinho
Crispiniano ladeado pela dupla de emboladores.
Produção Musical de Cultura Popular do RN.
Manifestação de Cultura Popular de Bois de Reis. Genildo Sousa participando de uma das oficinas do encontro: Cineclubismo
EU VI TUDO! ERA CULTURA POPULAR DA BOA!

Fonte: Blog Vivi Eventos





























Um comentário:

Unknown disse...

Desejo entrar em contato com o sr. Antonio Genildo. Vai aí meu e-mail
christiane_mcosta@hotmail.com